Sorriso Interior

Atualizado: 17 de Jul de 2020



Exercício Prático

Este exercício de purificação, rejuvenescimento e curativo, foi extraído de fontes taoístas. É extremamente simples e seu efeito, instantâneo, caso seja feito de forma correta. Ele pode ser praticado como um meio de preparação para uma fase de trabalho interior ou quando se fizer necessário durante o dia. Não requer condições especiais. Não existem cuidados particulares ou dificuldades associadas à sua prática. É mais uma questão de tempo e esforço que você está disposto a dispender. É óbvio que o efeito variará, segundo o tempo investido, mas não necessariamente numa razão direta. Se executado no meio de um intenso afã cotidiano, pode alterar para melhor, mesmo que por um minuto, o estado interior da pessoa de uma maneira surpreendente.

O exercício baseia-se na energia positiva que a pessoa manifesta quando sorri espontaneamente. Partindo da sensação desse sorriso, que pode ser estimulado por uma lembrança, pela visão de algo agradável ou apenas porque você se sente bem, concentre-se na energia associada ao sorriso. Essa energia é feliz e capaz de curar. O objetivo básico desse exercício é gerar a energia, identificar-se com ela e distribuí-la por todo o corpo. Se esse objetivo for alcançado a energia feliz expulsará a infeliz e o relaxamento eliminará a tensão.

Uma forma característica de ampliar cada vez mais a experiência do sorriso pode ser a seguinte:

  1. Identificar a energia por meio de um sorriso espontâneo;

  2. Alcançar com essa energia o olho esquerdo, o olho direito;

  3. A orelha esquerda, a orelha direita;

  4. A língua;

  5. As cordas vocais;

  6. O pulmão esquerdo, o pulmão direito;

  7. O coração;

  8. Todo o corpo – sentindo e manifestando o sorriso interior.

Faça cada etapa vagarosamente. Não há limite de tempo. Não passe para a etapa seguinte sem antes ter sentido realmente, a energia do sorriso, na etapa anterior. Quanto mais relaxado você estiver na fase inicial, mais fácil será o processo; quanto menos relaxado, mais precisará do exercício. Portanto, não se desencoraje se a experiência o deixar frustrado num momento de perturbação.

O objetivo final seria sentir todo o corpo sorrir: cada órgão, cada osso, cada nervo, cada célula. Isto pode ser alcançado através de pequenos passos específicos. É possível a escolha de diferentes sequencias. Você pode sorrir em diferentes ossos, nervos, vasos sanguíneos, glândulas, em diferentes partes da estrutura do seu corpo (por exemplo, em cada junta de cada dedo, e um por vez). Mas qualquer que seja a sequencia escolhida, o sorriso interior fará com que essa parte em especial sinta-se imediatamente melhor, à medida que você lhe injeta uma energia positiva curadora. Essa energia substitui o negativismo possivelmente alojado no local, sem que você tenha se apercebido desse fato.

Uma sequencia tradicional taoísta para a prática do sorriso interior é a seguinte:

Fronte, nariz, face, boca, pescoço, garganta, timo, coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas, baço, abdômen inferior, genitais e finalmente, os olhos. O processo deve se desenrolar mais como um fluxo de sensação de uma área para a outra do que como uma série de deslocamentos mecânicos. Deve fluir naturalmente.

A estratégia básica usada neste caso é a de concentrar a atenção numa energia positiva. E propagar essa energia. Ao realizar esse exercício a pessoa transcende a densidade, o desequilíbrio, ou apatia e sente-se totalmente revigorada, revitalizada e repleta de energia positiva.

Quando você tiver passado pela clara sensação de ter propagado a energia dessa forma, é bem possível que fique se perguntando porque todas as pessoas não fazem o mesmo o tempo todo.

Amor e bênçãos no seu caminhar e na sua caminhada.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Blog
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Reiki para sua vida Localizada no Rio Grande do Sul no município do Caraá. 

Entre em contato pelo Telefone (51) 9 9974-9414 

E-mail: reikiparasuavidag@gmail.com ou gianeadutra@yahoo.com.br